Um menino de 8 anos foi encontrado morto, no início da tarde desta terça-feira, no Bairro Caturrita, em Santa Maria. De acordo com a Brigada Militar (BM), que atendeu à ocorrência, o caso aconteceu por volta das 12h30min. O menino foi identificado como Lazaro Augusto Fernandes Peres.
A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) investiga o caso e a causa da morte da criança. Na ocorrência registrada pela BM e pela Polícia Civil, consta que Lazaro foi atingido por um disparo de arma de fogo no olho. Entretanto, segundo uma tia de Lazaro, a criança não teria sido atingida por disparo de arma de fogo. Segundo ela, a morte teria sido causada por uma pancada.
Família que perdeu a casa em incêndio precisa de material de construção
A familiar, que não quis ser identificada, conta que o menino cursava o 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Lidovino Fanton. Ele teria saído da escola, por volta do meio-dia, para ir até a casa de um amigo. A família não sabe o que aconteceu, mas, conforme relatos da tia, o menino foi encontrado já sem vida dentro da residência do amigo.
- Ele era uma criança muito calma, não era de briga. Não sabemos dizer o que houve. Quando cheguei no local, não havia ninguém em casa, apenas a polícia conversando com alguns vizinhos, mas ninguém quis dizer nada - comentou a tia.
A informação diverge do registro do delegado Márcio Schneider, plantonista da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), que fez os primeiros atendimentos à ocorrência. Segundo ele, Lazaro teria chegado já ferido na casa do amigo.
- Sabemos que ele veio da rua já ferido. Ele entrou no pátio e bateu na casa. Quando o outro menino abriu a porta, a vítima caiu. Ele foi encontrado no pátio da residência, que fica cerca de um ou dois metros distante da porta. Em seguida, o morador chamou o socorro - disse Schneider.
Denúncia de estupro na Casa do Estudante gera atos de repúdio e investigação na UFSM
Nesta tarde, equipes de investigação da DPCA faziam diligências para apurar detalhes do caso. A delegada responsável pela DPCA, Luisa Santos Sousa, não atendeu às ligações da reportagem.
O corpo de Lazaro foi removido para necropsia em São Gabriel. O velório está previsto para começar às 22h desta terça-feira, na Capela Bela União, no Bairro Caturrita, e o sepultamento será na quarta-feira, no Cemitério Jardim da Saudade, com horário a ser definido.